quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Eine Kleine Nachtmusic

Vídeo



Eis a famosa Serenata n º 13 para cordas em Sol maior. Sua tradução do alemão significa mais ou menos: "Um Pouco de Serenata".

Finalmente consegui meu primeiro teclado. Este é um antigo modelo, um dos primeiros da série PSR, se não me engano. 
PSR-7, antigo, quatro oitavas, mas bom para treinar e até mesmo para gravar algumas músicas. Como vocês podem ouvir no vídeo, para um teclado como ele, o som do piano já era bem bom em relação a alguns mais antigos.

Descrição da Música


A Serenata n º 13 para cordas em Sol maior, K. 525 foi escrita por Wolfgang Amadeus Mozart em 1787. 
O trabalho é mais comumente conhecido pelo título Eine kleine Nachtmusik. O título em alemão significa "um pouco de serenata", embora seja chamado no inglês como "A Little Night Music". 
A obra é escrita para um conjunto de câmara de dois violinos, viola e violoncelo com opcional duplo baixo, mas muitas vezes é tocada por orquestras.
A serenata foi concluída em Viena em 10 de agosto de 1787, quando Mozart estava trabalhando no segundo ato de sua ópera Don Giovanni . Não se sabe por que ela foi composta.
A denominação tradicional do trabalho vem a partir do título que Mozart fez para ele no seu catálogo pessoal, que dizia: "Eine kleine Nacht Musik". Suspeita-se que Mozart certamente não estava dando à peça um título especial, mas apenas anotando em seus registros que já tinha completado um pouco da serenata.
O trabalho só foi publicado por cerca de 1827, muito depois da morte de Mozart, por Johann André.
Ele tinha sido vendido a esta editora em 1799 pela viúva de Mozart, Constanze, como parte de um pacote grande de composições de seu marido.
Hoje, a serenata é amplamente executada e gravada, e é a mais popular de todas as obras de Mozart.

(Conteúdo bruto retirado da Wikipédia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário