sábado, 1 de dezembro de 2012

Noite Feliz


História da Música

A história da canção é controversa. O que se sabe é que, na vila de Oberndorf, o padre Joseph Mohr saiu atrás de seu amigo músico Franz Gruber para que transformasse em melodia um poema que ele havia escrito, a fim de que fosse tocada na missa de Natal que aconteceria horas depois. Umas fontes dizem que Mohr fez a letra dois anos antes, em 1816; outras dizem que o padre escreveu-a no caminho até Gruber, pois, em verdade, Mohr não estava atrás do músico, mas atrás de um instrumento para ser tocado na Missa do Galo de 1818, pois o órgão de sua paróquia teria tido os foles roídos por ratos. Neste conto, Mohr ficara deveras preocupado com a falta de um instrumento e teria inspirado sua letra no humilde Natal de Jesus em Belém.
A canção foi originalmente composta para violão e flauta. Um arranjo vocal por Mohr surgiu em 1820. Novos arranjos por Gruber vieram pouco antes de sua morte (1863). Em 1845, o primeiro arranjo para orquestra aparece, e em 1855, um novo arranjo para órgão se vê. Em 1900, a música já era mundialmente famosa.
A igreja de São Nicolau não existe mais. Foi demolida no começo do séc. XX, por sofrer com constantes alagamentos, por estar perto do rio Salzach. Em seu lugar, foi construída por volta de 1920-1930, num lugar 800 metros mais alto que o anterior, a Capela Memorial da Noite Silenciosa (Stille-Nacht-Gedächtniskapelle), que, apesar de acolher só 20 pessoas, recebe no fim do ano cerca de 7 mil peregrinos para a missa de Natal, e outros quase 2 mil turistas.

Fonte: Wikpédia

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Finalmente o meu teclado! Obrigado a todos!

Oi, pessoal, estou postando para agradecer a todos que colaboraram para conseguir o meu teclado tão sonhado. Eu já havia ganhado um, claro, mas apesar de ele quebrar o galho (e bastante, acreditem) eu precisava de um melhor para poder prosseguir com meus estudos.
Desde que achei aquele programinha simulador de teclado, passando pela época que tocava no teclado da escola, e a época em que toquei no PSR-7 e nos Cassios, eu sonhava com Ele, o teclado. Eu sei que a capa do blog é um teclado PSR-e423, mas de uns tempos para cá estava querendo muito um PSR-e333.
E consegui.



A quem devo os maiores agradecimentos é a professora Daniela, de história. Uma vez que apareci na sala dos professores tentando vender uma bicicleta para conseguir o teclado, ela teve a idéia das rifas. Algum tempo depois, ela pôs o plano em ação e fez uma rifa entre os professores do meu colégio, Dilma Lúcia dos Santos. Vários professores colaboraram, comprando e ajudando a vender as rifas.
Para minha surpresa, deu bastante, e juntando com  mais grana de gente que ajudou e com parte do meu, eu e a professora fomos a loja e compramos o meu tão sonhado teclado PSR-e333. E eu teria que tocar com ele na Feira de Artes e Ciências do meu colégio. Toquei Someone Like You, da Adele (que em janeiro colocarei no blog) Comptine D'un Autre Ete, e Rolling in The deep, também da Adele, usando um acompanhamento do teclado.



E no sorteio da rifa, não posso deixar de mencionar, para a surpresa de todos quem ganhou foi a própria professora Daniela. Ela mesma mal acreditou, considerando que eram uns 575 números, se não me engano.

E mais uma vez agradeço a ela e a todos que ajudaram e apoiaram. Para comemorar, agora em dezembro colocarei uma música natalina com acompanhamento, tocada, é claro, no meu PSR-e333!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Strani Amori


Informações da canção
Strani amori é o 1º single que antecipa o lançamento do álbum Laura, lançado e presente nas rádios a partir de fevereiro de 1994.
A letra foi escrita por Cheope, Marco Marati e Francesco Tanini, e a música foi composta por Angelo Valsiglio e Roberto Buti.
A canção foi cantada por Laura Pausini no Festival de Sanremo de 1994 e se classificou na 3ª posição na categoria Campioni.
As classificações deram mais uma vez a primeira posição e confirmaram Laura Pausini como um talento musical no exterior. A canção subiu ao topo da classificação Hot Latin Tracks da Billboard, que atribui Laura Pausini como a 2ª colocação revelação feminina de 1994, sendo superada apenas por Mariah Carey.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGz3Plw-UsGYoBVHW-3LCx5EEpZ7MbDqq1vrJ0LcKmfI0waukjlMFgjD9FB-UmCcsj9Jz9RBirFehibSR9kKA0ndOiobgWamM-CPxACYCw95lSAqoei81tayH3Q7Z3sweNjBBhfQo5Pdc/s1600/Laura+Pausini+-+Strani+Amori+(video+clip)+21.jpg
Esta vídeo é uma versão adaptada para um teclado de 4 oitavas. Tocado num teclado PSR-7.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tea-House Moon


 Esta música é do álbum da cantora Enya "The Memory of Trees" que foi lançado em novembro de 1995. é um do maiores sucessos da cantora, tendo vendido 10 milhões de cópias no mundo todo. também foi premiado com o Grammy de melhor álbum New Age de 1997.
É importante ressaltar que esta música não é no piano, embora eu a toque aqui no teclado. Ela é um instrumental que envolve vários instrumentos e vozes de fundo. Pessoalmente, eu a acho muito bela e perfeita para quem quer "relaxar".
Tocada num PSR 7 (como sempre, ultimamente).

sábado, 1 de setembro de 2012

A Day Without Rain - Enya


Este vídeo é da música A Day Without Rain, da famosa cantora de new age, Enya. Traduzindo, significa um dia sem chuva, e é um instrumental muito belo no piano. Do álbum de mesmo nome, esse foi o quinto álbum dela, que foi lançado em 21 de novembro de 2000. o álbum ganhou em 2002 o GRAMMY Award, na categoria de melhor álbum de new age. Vendeu mais de 15 milhões de cópias no mundo toda, e é o disco mais vendido da cantora.

Conteúdo do texto retirado da Wikipédia.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Waterfall - Enya





Waterfall é uma música de piano da cantora famosa de new age, Enya. O álbum desta música foi o que levou ela ao sucesso.
Uma citação da Wikipédia sobre Enya "Seu álbum Watermark, que foi lançado em 1988, a levou ao reconhecimento internacional, e Enya ficou conhecida por seu som único, que foi caracterizado por camadas de voz, melodias folk, cenários sintetizados e reverberações etéreas."


Esta música é tocada num teclado PSR 7, no tom correto, pois geralmente o tom errado é distribuído pela internet.


Em breve mais músicas de Enya, como Tea-House Moon e A Day Without Rain.

domingo, 1 de julho de 2012

Greensleeves


História

Conta a lenda que Greensleeves foi composta pelo rei inglês Henrique VIII (1491 - 1547). A lenda refere que Henrique VIII a fez para a sua amante e futura rainha consorte Ana Bolena. Ana rejeitou as tentativas de Henrique de seduzi-la e esta rejeição é aparentemente a que se refere na canção, quando o escritor do amor "vazio". No entanto, Henrique não escreveu "Greensleeves", que provavelmente é do período Isabelino e é baseado num estilo italiano, cuja composição não chegou a Inglaterra até depois da sua morte.

Versão original

A versão original de Greensleeves seria parecida com isto:
Alas my loue, ye do me wrong,
to cast me off discurteously:
And I haue loued you so long
Delighting in your companie.
Greensleeues was all my ioy,
Greensleeues was my delight:
Greensleeues was my heart of gold,
And who but Ladie Greensleeues.
Conteúdo retirado da Wikipédia


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Für Elise - Beethoven



A Bagatela para piano ‘Für Elise’, conhecida também Para Elisa, em lá menor, de Ludwig van Beethoven é, dentre as obras deste compositor, talvez a mais conhecida mundialmente, a par da melodia da sua famosa Quinta Sinfonia, em dó menor, e da sua Nona Sinfonia, em ré menor.

A melodia desta peça para piano aparece em desenhos animados, filmes, powerpoints e até, nos nossos dias, em toques de celular.

Quanto às origens históricas desta bagatela para piano são muito pouco conhecidas. Sabe-se (pelo rascunho encontrado) que Beethoven teria composto esta pequena obra, pelos anos 1808 ou 1810, em honra de uma senhora a quem propôs casamento, chamada Therese Malfatti (1792-1851), sobrinha do Dr. Giovanni Malfatti (1775-1859), um médico italiano que se instalou em Viena (Áustria), em 1795, e que foi um dos médicos do compositor, tratando-o inclusive durante a sua doença final em 1827.

A partitura original ou autógrafa desta bagatela para piano foi presenteada, pelo compositor, a Therese em 24 de Abril de 1810 e esteve durante algum tempo em seu poder. A data está na partitura autógrafa, mas ao certo não se sabe se teria sido Beethoven quem a colocou lá ou se teriam sido outras pessoas. Portanto, é um dado discutível. Therese, por achar que Beethoven não seria o seu melhor marido (pois Beethoven era muito autoritário e desorganizado), casou, mais tarde, em 1816, com o barão von Drosdick.

Com o tempo, a partitura original extraviou-se. Por outro lado, também se sabe que, em 1822, Beethoven emendou o seu rascunho preliminar, guardado nos seus arquivos, para uma possível publicação e que, devido ao seu falecimento, não se chegou a realizar. Ou por erro do editor (de facto, a caligrafia caótica de Beethoven foi a causa principal de muitos erros nas primeiras edições das suas obras) ou para não se saber a quem esta peça foi dirigida e oferecida, isto é, para não se dar quaisquer pistas acerca do verdadeiro nome da senhora, ou seja, de Therese Malfatti, o certo é que a cópia da partitura autógrafa ou, se quisermos, a sua publicação póstuma (realizada pela primeira vez em 1867) tinha o nome ou, então, o pseudónimo alemão de Für Elise que, em português, é Para Elisa. É evidente que não se trata de Elisa alguma, mas, sim, de Therese. Tudo indica que fosse um erro do editor.

Por outro lado, também sabemos que Maria Therese Brunsvik (1775-1861), aristocrata de origem húngara, e que nunca contraiu matrimónio, teve algumas aulas de piano com Beethoven, sendo-lhe dedicada uma peça para piano: a «Sonata para Piano n.º 24, em fá sustenido maior (1809, op. 78), vulgarmente conhecida Para Teresa. Haverá alguma relação entre estas duas peças pianísticas? Sabemos que a sonata Para Teresa foi publicada em 1810 e a bagatela Para Elisa surgiu por essa altura. Será que foi dado um pseudónimo à bagatela Para Elisa (dedicada a Therese Malfatti) para não ser confundida com a sonata Para Teresa (dedicada a Therese Brunsvik)? É que as duas peças são dedicadas a pessoas com o mesmo nome de Therese. Efetivamente, não sabemos.

Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Comptine D'un Autre Été - Yann Tiersen


Comptine Dun Autre Été é uma música no piano criada por Yann Tiersen, para a trilha sonora do filme: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.
Eu a toquei no teclado PSR-172, da Yamaha.


Resumo do filme:

O filme conta a história de Amélie, uma menina que cresceu isolada das outras crianças. Isso porque seu pai achava que Amélie possuia uma anomalia no coração, já que este batia muito rápido durante os exames mensais que o pai fazia na menina. Na verdade, Amélie ficava nervosa com este raro contato físico com o pai. Por isso, e somente por isso, seu coração batia mais rápido que o normal. Seus pais, então, privaram Amélie de frequentar escola e ter contato com outras crianças. Sua mãe, que era professora, foi quem a alfabetizou até falecer quando Amélie ainda era menina. Sua infância solitária e a morte prematura de sua mãe influenciaram fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relacionava com as pessoas e com o mundo depois de adulta.
Após sua maioridade, mudou-se do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre, onde começou a trabalhar como garçonete. Certo dia, encontra no banheiro de seu apartamento uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador do apartamento. Decide procurá-lo e entregar o pertence ao seu dono, Dominique, anonimamente. Ao notar que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e remodela sua visão do mundo.
A partir de então, Amélie se engaja na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para sua existência. Em uma destas pequenas grandes ações ela encontra um homem por quem se apaixona à primeira vista. E então seu destino muda para sempre.

Fonte: Wikipédia

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Rolling In The Deep - Adele




 Este é o famoso "hit" da cantora Adele, tocado no teclado PSR-172, lá da minha escola.



Descrição da música:

"Rolling In The Deep" é uma canção da cantora britânica Adele, lançada como primeiro single do segundo álbum da cantora, 21.
A canção foi aclamada pelos críticos de música. Ela chegou ao número um na Bélgica, Alemanha, Itália, Países Baixos e Suíça, e se tornou um dos dez maiores hits na Áustria, Dinamarca, Irlanda, Nova Zelândia e Noruega. A canção estreou no número dois no Reino Unido, tornando-se o terceiro single de Adele a ficar entre os dez hits de maior sucesso.
Além disso, a canção chegou ao número 1 na Billboard Hot 100, tornando-se o segundo single de Adele a entrar nas paradas nos Estados Unidos e também sua primeira canção a ficar entre os vinte hits de maior sucesso. A canção vendeu mais de 6.000.000 cópias nos EUA até hoje e foi certificada 6x Platina pela RIAA, e ganhou Versões Cover da Bandas Linkin Park, Panic! At the Disco, OneRepublic e dos cantores John Legend, Nicole Scherzinger e Mike Posner, e a série Glee, mas ela só esta presente no último CD, não aparecendo ainda na série. No Brasil, a canção está na trilha internacional da tele novela Morde & Assopra.
"Rolling In The Deep" recebeu vários prêmios e nomeações, inclusive na edição do 54º Grammy Awards, como "Gravação do Ano", "Canção do Ano" e "Melhor vídeo em curta-metragem", tendo vencido nas três categorias.


Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 28 de março de 2012

Tocata e Fuga em Ré Menor - Johann Sebastian Bach


Esta é a Tocata e Fuga em Ré Menor, tocada por Víctor, um convidado especial aqui no blog.
É tocada num PSR-E213, com o som do orgão de igreja.


Johann Sebastian Bach


Descrição da Música:

Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 565 é uma peça de música de órgão escrita por Johann Sebastian Bach entre 1703 e 1707. A sua autoria e instrumentação são objeto de controvérsia, já que alguns estudiosos afirmaram que foi escrita de origem para violino por um outro compositor. É um dos trabalhos mais famosos do repertório de órgão e é usada em muitos filmes, videojogos e como tema para música rock.

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Eine Kleine Nachtmusic

Vídeo



Eis a famosa Serenata n º 13 para cordas em Sol maior. Sua tradução do alemão significa mais ou menos: "Um Pouco de Serenata".

Finalmente consegui meu primeiro teclado. Este é um antigo modelo, um dos primeiros da série PSR, se não me engano. 
PSR-7, antigo, quatro oitavas, mas bom para treinar e até mesmo para gravar algumas músicas. Como vocês podem ouvir no vídeo, para um teclado como ele, o som do piano já era bem bom em relação a alguns mais antigos.

Descrição da Música


A Serenata n º 13 para cordas em Sol maior, K. 525 foi escrita por Wolfgang Amadeus Mozart em 1787. 
O trabalho é mais comumente conhecido pelo título Eine kleine Nachtmusik. O título em alemão significa "um pouco de serenata", embora seja chamado no inglês como "A Little Night Music". 
A obra é escrita para um conjunto de câmara de dois violinos, viola e violoncelo com opcional duplo baixo, mas muitas vezes é tocada por orquestras.
A serenata foi concluída em Viena em 10 de agosto de 1787, quando Mozart estava trabalhando no segundo ato de sua ópera Don Giovanni . Não se sabe por que ela foi composta.
A denominação tradicional do trabalho vem a partir do título que Mozart fez para ele no seu catálogo pessoal, que dizia: "Eine kleine Nacht Musik". Suspeita-se que Mozart certamente não estava dando à peça um título especial, mas apenas anotando em seus registros que já tinha completado um pouco da serenata.
O trabalho só foi publicado por cerca de 1827, muito depois da morte de Mozart, por Johann André.
Ele tinha sido vendido a esta editora em 1799 pela viúva de Mozart, Constanze, como parte de um pacote grande de composições de seu marido.
Hoje, a serenata é amplamente executada e gravada, e é a mais popular de todas as obras de Mozart.

(Conteúdo bruto retirado da Wikipédia).

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Victor's Piano Solo



Este vídeo é uma música chamada Victor's Piano Solo. Ela também é do filme "A Noiva Cadáver", e é tocada por Victor, o personagem da história. (Este Victor não tem absolutamente nada a ver com o meu amigo chamado Víctor e que toca comigo.)
Para mais informações sobre o filme "A Noiva Cadáver", veja a primeira postagem do blog.

 
Cena do filme "a Noiva Cadáver" quando o personagem Vitor é surpreendido por Vitória.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Heart and Soul

Este vídeo é uma música chamada Heart and Soul que eu e meu amigo Víctor tocamos.
Ela é tocada no mesmo teclado em que tocamos o dueto, o PSR-213 do Víctor.

Esta música foi composta por Hoagy Carmichael. Aí vai a letra:

Heart and soul
I fell in love with you
Heart and soul
The way a fool would do madly

Because you held me tight
And so the kiss bear in the night
Heart and soul
I beg to be adored

Yes, and I lost control
And tumbled overboard gladly
That magic night we kissed
There in the moon-mist

Oh, but your lips were thrilling
Much too much too thrilling
Never before were mine so strangely thrilling
Darling, and now I see
What one embrace can do look at me
You've got me loving you madly
That little kiss you stole
All my heart and soul

Oh, but your lips were thrilling
Much too much too thrilling
Never before were mine so strangely thrilling
Darling, and now I see
What one embrace can do look at me
You've got me loving you madly
That little kiss you stole
All my heart and soul